BRASIL: FIM do subsídio para a Aviação Regional

embraer-190-azul-pr-azd-aeroporto-cascavel-desembarque

Embraer 190 da Azul pousou no dia 30 de maio de 2015 em Cascavel (Foto: Divulgação/Cettrans Azul)

O Brasil está suspendendo um plano de subsidiar a aviação regional, conforme o governo busca inflar contas públicas, de acordo com um oficial da equipe econômica da Presidente Dilma Rousseff.

O projeto foi desenvolvido para encorajar as aéreas a voar a destinos com pouca oferta dentro do país, e foi visto como um estímulo à fabricante de jatos Embraer porque deveria subsidiar metade dos assentos em aviões com até 120 lugares. A Embraer é a maior fabricante de jatos regionais em todo mundo, e líder de vendas nessa categoria.

aeroporto pista1

Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo, Vitória da Conquista – BA (Foto: Divulgação/Socicam)

O Fundo Nacional de Aviação, que também financiaria aeroportos regionais, está sendo usado para alcançar a meta de superávit de orçamento, antes do pagamento de juros, de 1,% ao ano sem a participação da Infraero.

O atraso no plano de aviação regional reflete esforços do governo em atingir uma meta que procura recuperar a confiança dos investidores e evitar um rebaixamento de crédito. A proposta de redução da Infraero é parte de um plano para atrair mais capital privado para acelerar a construção de vias de gargalo, ferrovias, portos e aeroportos, disse o oficial.

Embraer

Embraer E190 (Foto: Divulgação/Embraer)

A Presidente Dilma disse que o governo revelará um plano de concessões para infraestrutura no dia 9 de junho. Uma das maiores beneficiárias do programa regional de aviação é a Azul, criada pelo fundador do grupo JetBlue, David Neeleman.

A Azul é a aérea que realiza mais voos regionais em jatos da Embraer. Tam, Gol e Avianca disseram que analisam a possibilidade de comprar jatos da Embraer que melhor satisfaçam os limites de assentos para os subsídios nessas rotas regionais.

A Azul e a Embraer não quiseram comentar a notícia!


FONTE: Bloomberg, InfoMoney – EDIÇÃO: Cavok

IMAGENS: Meramente ilustrativas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s